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Por que você deve tentar o Aerial Yoga

Kayla Matthews, Colaboradora
Blogueira do Huffington Post

O yoga aéreo pode parecer um exercício intimidador a princípio, mas pode ser incrivelmente gratificante e emocionante. Muitos clubes de fitness oferecem aulas aéreas para pessoas de todos os níveis de aptidão e habilidade. Verifique as opções aéreas em sua área e você poderá descobrir sua forma favorita de exercício ainda.

 

Se você gosta de ioga – mesmo que não pratique com frequência -, definitivamente, deve considerar positivamente experimentar o Aerial Yoga.

Para mim, o yoga aéreo era como o yoga normal … vezes 10. Não 10 vezes em termos de dificuldade, mas em termos de quão eficaz, gratificante e calmante era.

Eis como funciona: você se senta em uma rede de tecido macio que parece um cachecol comprido. Essas redes são feitas de material de nylon especial de alta densidade que pode suportar mais de 900 kg, então não se preocupe – você não as rasgará.

As redes são sustentadas por mosquetões, correntes de apoio e correias. Você pode ajustar a altura de acordo com a preferência pessoal ou para melhor manobrabilidade. Você também deve levar o seu tapete de yoga normal para uma aula de yoga aéreo, para ter algo em que se apoiar.

Durante a aula de yoga você faz várias poses tradicionais ou adaptações aéreas de poses tradicionais usando a rede como suporte.

Algumas das poses mais básicas envolvem alongamentos simples, sentado na rede, enquanto outras possam exigir ficar de cabeça para baixo e agarrar suas coxas, tornozelos ou pés para apoio e equilíbrio.

 

Por que yoga aéreo?

O yoga aéreo oferece muitos dos mesmos benefícios e benefícios do yoga regular, mas também possui alguns benefícios adicionais:

  • Maior flexibilidade: como você tem mais liberdade de movimento, pode mover seu corpo para novas posições. Em alguns casos, isso pode resultar em um alongamento mais profundo e gratificante do que as ofertas tradicionais de yoga.
  • Melhor foco: ao se colocar em uma situação mais desafiadora do que o habitual, o yoga aéreo obriga os praticantes a ficarem mais alertas e conscientes do ambiente. Você provavelmente também tentará se concentrar mais, porque não está acostumado a ficar suspenso no ar durante sua prática de yoga.
  • Músculos fortalecidos: como a gravidade está trabalhando mais em seu corpo do que o normal, seus músculos também trabalham mais. O yoga aéreo também é um ótimo treino para o coração porque você precisa envolver os músculos do coração para se equilibrar e se estabilizar durante a sessão de yoga.
  • Alívio de estresse: assim como o yoga tradicional, o yoga aéreo é ótimo para aliviar o estresse. Você não apenas usa poses e alongamentos comuns a outras formas de yoga para aliviar o estresse, mas também sente a alegria de saber que fez algo novo e emocionante, o que faz você se sentir bem.

Obviamente, qualquer tipo de exercício físico apresenta algum risco de lesão. Então, quais são os riscos associados ao yoga aéreo?

 

Aerial Yoga é seguro?

O yoga aéreo é uma forma segura de exercício, pois todas as aulas de yoga aéreo devem ser ministradas por um instrutor de yoga aéreo certificado (você pode perguntar especificamente à sua instituição sobre as qualificações do seu instrutor antes de fazer uma aula aérea). Seu instrutor será capaz de lhe dizer como realizar as poses aéreas adequadamente, para que você não se machuque.

Além disso, você fica suspenso a apenas 90 cm do chão durante as aulas de yoga aéreo (embora possa ajustar a altura da sua rede para atender às suas necessidades ou tornar a aula mais desafiadora). Portanto, o risco de se machucar ao cair é bastante reduzido.

Algumas considerações a serem consideradas, no entanto, são os múltiplos riscos associados à suspensão de cabeça para baixo por muito tempo. Obviamente, nenhum instrutor de yoga respeitável o manterá de cabeça para baixo por mais tempo do que o normal, mas você deve estar ciente dos riscos à saúde associados a essa atividade.

A maioria das pessoas pode praticar yoga aéreo com poucos ou nenhum problema. No entanto, se alguma das seguintes situações se aplicar a você, você deve considerar uma forma diferente de exercício ou – no mínimo – consultar seu médico e instrutor de yoga antes de tentar uma aula aérea:

  • Gravidez
  • Doenças oculares
  • Cirurgia ocular recente
  • Vertigem
  • Doenças cardiovasculares
  • Distúrbios ósseos
  • Pressão arterial alta / baixa
  • Quadris protéticos
  • Resfriados / gripe / qualquer condição que bloqueie as passagens nasais

 

Outras dicas importantes para você observar durante a prática do yoga aéreo:

  • Use roupas justas, mas confortáveis. Roupas folgadas podem dificultar a movimentação e podem ficar presas ou emaranhadas nos mecanismos da rede.
  • Vá descalço. Você se sentirá mais confortável andando na rede dessa maneira.
  • Beba bastante água e coma uma refeição leve. Isso irá prepará-lo para a intensidade do treino à frente.
  • Evite refrigerantes e outros líquidos ácidos antes da aula. Isso pode causar sentimentos desagradáveis ​​em seu intestino ao executar os movimentos de cabeça para baixo.
  • Não use loção para as mãos. Pode aderir à rede ou dificultar sua manutenção.
  • Remova joias, relógios e qualquer outra coisa que possa rasgar ou enroscar na rede. Isso também inclui unhas não aparadas.
  • Seja atencioso com seu instrutor e colegas de classe. Se você tem um bom relacionamento com eles, é mais provável que eles ajudem quando você precisar.
  • Não faça isso sozinho. A menos que tenha 100% de certeza de suas habilidades de yoga aérea, você terá muito mais desempenho praticando com outras pessoas.

O yoga aéreo pode parecer um exercício intimidador a princípio, mas pode ser incrivelmente gratificante e emocionante. Muitos clubes de fitness oferecem aulas aéreas para pessoas de todos os níveis de aptidão e habilidade. Verifique as opções aéreas em sua área e você poderá descobrir sua forma favorita de exercício ainda.