As práticas de exercícios suspensos não são nenhuma novidade. O Mestre B.K.S.Iyengar, uma das mentes mais abertas do mundo do yoga, adaptou diferentes ferramentas para auxiliar na execução de certas posturas. Ele usou cordas, bancos, cadeiras, cintos etc., popularizou o kuruntas, suspensão em cordas. Ele dizia: “Quando pratico sou filósofo, quando ensino sou cientista, quando demonstro sou artista.”
A prática de Aerial Yoga – que combina posturas do yoga tradicional com as acrobacias no tecido circense – teve sua origem em Nova York, nos Estados Unidos.
No início foi chamado de Treinamento Suspenso e tinha como objetivo a diversão enquanto se aprendia novas técnicas de exercícios mais intensos. No entanto, é possível encontrar referências gráficas de exercícios suspensos do yoga que datam o século XII, onde se pode ver yogis e faquires usando cordas e telas para realizar as posturas do yoga suspensos no ar.
No ocidente, a técnica surgiu por volta de 1991 e se manteve fiel aos princípios do yoga, procurando sempre a paz interior e a união entre mente, corpo e alma.
A gravidade nos ajuda a manter o conforto e a calma.
Mas o primeiro método aéreo surgiu na Índia, em Mumbai. A prática – chamada de Mallakamb – consiste em um antigo sistema de fitness holístico, onde se usam cordas e outros elementos para encontrar força, flexibilidade e equilíbrio em suspensão. Hoje é reconhecido e muito utilizado pela federação de ginastas da Índia.
Os primeiros indícios desta prática data no século XI. Era uma época em que os relatos não eram guardados com tanta facilidade como nos dias de hoje e a sobrevivência de muitas práticas como o Yoga, o Ayuveda, dentre outras, dependia somente do seu Guru (mestre) passando a seus discípulos as suas disciplinas.
Assim também o Mallakamb foi passado de geração a geração.
Hoje está ganhando popularidade não só na Índia, mas no mundo todo. Muitas outras práticas tem se inspirado neste método como o Pole Dance, o Acro-Yoga, o Aerial Yoga e o Tecido Aéreo Circense.
O Mallakhamb exige concentração, flexibilidade, foco, equilíbrio e rapidez. É o único jogo que se joga contra a gravidade.
- Mallkhamb fixo: um poste fixo no chão, untado com óleos especiais.
- Mallkhamb suspenso: é praticado com o auxílio de uma espécie de vara presa ao teto mas que se movimenta e fica mais ou menos há 1.20 m do solo.
- Mallakhamb com corda: no qual se utilizam cordas presas ao teto. Elas minimizam espaço e são fáceis de serem transportadas.